domingo, 20 de março de 2011

A "Música da Floresta"

Segundo o próprio Jonne Järvelä a sua banda faz "músicas de Velho com uma Guitarra Heavy Metal na Finlândia". O que o próprio Jonne talvez não pudesse imaginar é que sua música iria com o tempo transpor os limites da gélida Finlândia e o Korpiklaani iria cair no gosto de inúmeros fãs espalhados pelo mundo todo, inclusive aqui pelo Brasil.

O Korpiklaani é uma daquelas bandas, onde ou você ama, ou você odeia. Pelo menos é o que sinto toda vez que apresento a banda para alguém. É uma banda finlandesa, onde o forte não é o metal, e sim o estilo folk. Com uma pegada forte, o grupo mostra no seu som uma sintonia com a criatividade e a forma ao mesmo tempo simples e impactante. No início a banda tinha uma pegada mais leve, com vocal yoik, legitimamente fazeendo uma "música da floresta.




Passado um tempo, a banda mudou seu nome inicial (Shaman) para Korpiklaani, assim como o estilo de suas músicas. A guitarra ganhou mais destaque e peso, mas mesmo assim a banda não abandonou os instrumentos tradicionais folk. O violino, o acordeon e um dos instrumentos folclóricos que mais dá o diferencial às bandas finlandesas que o utilizam (lembrando que outras também podem utilizar) que é o berimbau ou harpa de boca.


Em 2009 o grupo lançou o álbum Karkelo, continuando com a pegada forte, a música de abertura não poderia ser mais apimentada e embriagante. A estontiante "Vodka" é digna de uma Oktober Fest turbinada. Só conferir no vídeo. Agora nada melhor do que beber com os amigos e balançar a cachola ao som de Juodaan Viina. Escute uma vez e ficará o dia todo cantarolando o "laralalai laralalai". 


Outra faixa muito boa com um instrumental magnífico é Mettaanpeiton Valtiaalle, que conta com um ótimo arranjo de cordas, e como sempre, em todo álbum o Korpiklaani coloca uma daquelas obras que relembra em muito o início da banda. Neste é a misteriosa Kohmelo que faz este papel.

A banda acaba de lançar em 2011 seu novo trabalho, o álbum Ukon Wacka (tendo mais uma vez o velho barbudo e chifrudo na capa do disco). Ainda não tive a oportunidade de ouvir este disco, visto que é muito difícil aqui no Brasil encontrar de imediato os lançamentos europeus. Mas para um próximo post certamente falarei mais desta que é uma das maiores bandas finlandesas, parte importante do cenário folk metal mundial.

Esta é a primeira de muitas bandas que espero poder apresentar neste espaço. Um dos objetivos do blog é, além de falar de música, falar de música de qualidade. Não só música nacional. O meu objetivo não é o feijão com arroz, é sempre bom experimentar coisas novas, com pegadas novas e culturas enriquecedoras, ou seja, colocar uma pimenta neste feijão com arroz.

Abraços pessoal. E viva Korpiklaani!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More